Todo Tipo de Negócio Pode Inovar

[gravata]Jornaleiro mostra sua receita para superar dificuldades e atingir o sucesso.  [/gravata] Nascido em uma família muito pobre, Jussier Ramalho é hoje palestrante requisitado e autor do livro Você é sua melhor marca, que vendeu milhares de exemplares. Dono de uma banca de jornais em Natal (RN), adotou estratégias para se diferenciar que o tornaram muito conhecido, passando a atrair clientes de toda a cidade e até fora do estado. Leia nesta entrevista um pouco de suas ideias.  Jussier Ramalho: Jornaleiro e Palestrante.

Qual é sua receita para o sucesso?

Pode-se fazer sucesso a partir de qualquer tipo de negócio. Sempre enfrentei muita dificuldade, mas nunca fui acomodado. Reclamação não leva a lugar nenhum, só a ação. Os produtos hoje são muito iguais. O que faz alguém se destacar é a excelência dos serviços.

Como manter a motivação diante das dificuldades?

É preciso se automotivar diariamente, sem desanimar. O mundo é das pessoas que se inspiram nas suas metas e vão atrás delas, trabalhando cada vez mais e melhor. O que importa é aonde você quer chegar e não de onde você veio.

Qual é o papel do conhecimento?

Conhecimento é tudo. É preciso buscar aprender cada vez mais. Leio pelo menos um livro por mês, assisto a palestras sobre vários assuntos, estou sempre me reciclando. Quando criança, não pude estudar, mas isso não me impediu de me capacitar.

Como enxergar oportunidades?

É preciso observar, estar atento.  Em todo lugar existem oportunidades. Antes de ter a banca, até estrume eu vendi, ao perceber que havia demanda. O empreendedor tem de observar o que o cliente quer que ele faça.

Como se diferenciar?

Eu busco impressionar e satisfazer o meu cliente. Essa é a máxima que eu sigo: você é pago pela raridade do que faz. Se você faz igual a todos, receberá igual a eles. As pessoas sonham, querem, mas não fazem. Do céu não cai nada, só chuva e granizo. É preciso trabalhar duro, sempre com foco na inovação.

Pode dar exemplos do que fez?

Havia 473 bancas na cidade de Natal. Assim, busquei me diferenciar. Comecei pelo visual: trabalhava de camisa e gravata e com avental com nome bordado. Isso fez com que as pessoas me vissem com outros olhos. Além disso, todo cliente que entrava era recebido com um cumprimento, que eu dava com um sorriso e braços abertos, criando um clima receptivo. Também instalei ar condicionado para tornar o ambiente mais agradável. Criei um sistema de drive-thru, ao perceber que muitos clientes tinham pressa e não queriam descer do carro para comprar seu jornal ou revista. Fiz inúmeras outras coisas, pois queria surpreender os meus clientes, dia após dia.

Como você enxerga o cliente?

O cliente está sempre no centro de tudo. É preciso cumprir o que prometeu e ir além. Não posso, em momento nenhum, discordar do meu cliente, mesmo que ele não tenha razão. Às vezes sair perdendo no presente, para satisfazer o cliente, é o caminho para um ganho maior e contínuo. Quem trabalha com serviços deve se preocupar em ter o cliente para a vida inteira. Além de voltar, ele indica.

Como suas ideias se aplicam aos profissionais de refrigeração?

Na minha banca, cheguei a ter 9 refrigeradores e isso me colocou em contato com técnicos que vinham fazer serviços. Muitas vezes, o refrigerista estava com as mãos sujas e, ao terminar, deixava o equipamento cheio de marcas, sem se preocupar em limpá-lo. Outra postura já seria um diferencial: fazer a limpeza, checar se tudo ficou em ordem, oferecer algo a mais para me surpreender.

 

Inscreva-se em nossa newsletter

Insira seu nome e email nos campos abaixo.