Loja virtual amplia as vendas e a clientela

 [gravata]Oferecer produtos online é uma forma de conquistar novos clientes em lugares distantes.[/gravata]

A venda de produtos pela Internet vem crescendo fortemente, ano após ano. Cada vez mais consumidores e empresas se relacionam virtualmente; pesquisam preços, avaliam as melhores opções e efetuam compras online dos mais variados itens: de eletrodomésticos a roupas, livros, móveis, produtos de beleza, computadores e muito mais. O varejo de peças e componentes para refrigeração também já aderiu ao mundo virtual, mas, ainda são poucas as lojas que contam com uma boa estrutura de e-commerce em seu site.

[box side=”alignright” color=”box-verde”]

MOTIVOS PARA VENDER PELA INTERNET

  • Pode-se alcançar clientes de qualquer lugar do mundo e não apenas da sua região.
  • Uma loja virtual nunca fecha, ficando à disposição para vendas 24 horas por dia.
  • Existe cada vez mais gente com acesso à internet.
  • O temor que muita gente sentia de comprar online está diminuindo rapidamente.
  • A imensa maioria dos internautas pesquisa sobre produtos e serviços antes de comprar.
  • Pode-se ampliar a variedade de produtos oferecidos e perceber rapidamente se existe demanda por eles.
  • O produto não precisa estar em estoque para ser oferecido.

Fonte: Internet para pequenos negócios – estudo do Sebrae. [/box] As oportunidades que se abrem são imensas. O número de pessoas com acesso à Internet não para de crescer, da mesma forma que as vendas online. No Brasil, segundo um estudo do instituto e-bit, a Internet já representa 3% do total das vendas do varejo (nos Estados Unidos, esse percentual é de 8%). O número dos chamados e-consumidores (aqueles que compram pela Internet) mais do que triplicou nos últimos cinco anos (veja gráfico). Isso significa que quem não se preparar pode perder espaço no mercado. Uma parcela cada vez maior de clientes faz pesquisas de produtos e fornecedores na Internet, por isso é bom que revendas tenham seu website ou loja virtual, isso vai fazer com que elas tenham maior visibilidade. Quem oferece essa possibilidade aos seus clientes está ampliando o alcance de sua atuação, disponibilizando uma vitrine acessível para pessoas de outros bairros, cidades, estados e até mesmo de outros países. Exemplos de sucesso online Já faz mais de dez anos que as primeiras revendas de peças e componentes para refrigeração passaram a oferecer produtos pela Internet. Essas empresas pioneiras perceberam que poderiam conquistar novos clientes e expandir seus negócios.  

A tradicional Refrigeração Marechal, de São Paulo, é exemplo de uma loja virtual muito bem estruturada. A oferta de produtos é variada, há diversas formas de pagamento e promoções. Os clientes podem inclusive se inscrever para receber ofertas por e-mail.

As Lojas Tropical adotaram uma estratégia diferente. A empresa decidiu transformar o seu site em um mostruário da ampla variedade de produtos que oferece, mas sem vender diretamente pela Internet. “O cliente pode pesquisar o que quer comprar e fazer um pedido de orçamento online. A partir daí, entramos em contato com ele, para passar um orçamento e, quando possível, fechar negócio”, explica o gerente comercial Vinícius Vieira. A empresa tem sede em Ji-Paraná e unidades em outras cidades de Rondônia, mas, em função dos valores de frete, é mais competitiva nas vendas feitas no próprio estado ou em cidades próximas, como no Acre, Amazonas e Mato Grosso. “A Internet amplia as possibilidades de sermos localizados por clientes que não conhecem ou não têm acesso direto às nossas lojas”, destaca.

Os bons resultados obtidos pelas empresas que já atuam nessa modalidade de venda devem servir de inspiração para quem ainda não planejou a sua entrada no mundo do comércio eletrônico. Esse é um caminho inevitável para quem pretende seguir forte no mercado.

[box side=”alignleft” color=”box-cinza” pos=”horizontal”] MONTE SEU WEBSITE DE VENDAS SEM CUSTOS Desde 2012, existe o projeto Primeiro E-commerce, desenvolvido pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e pelo MercadoLivre, para permitir a criação simples e gratuita de lojas virtuais de micro e pequenas empresas. A ideia surgiu a partir da constatação de que muitas empresas de menor porte não adotavam esse novo canal de vendas por causa de duas dificuldades: os custos e a falta do conhecimento técnico necessário para a sua montagem e operação. Não há custos para criar a página virtual, onde o interessado pode incluir livremente fotos e informações dos produtos, além de definir as formas de pagamento. A cada venda concretizada é cobrado um percentual sobre o valor pago pelo cliente, referente ao custo da transação financeira. Para saber mais, acesse: www.primeiroecommerce.com.br [/box]

[duvida]

  [exclusivo]

Inscreva-se em nossa newsletter

Insira seu nome e email nos campos abaixo.