Entidades são fonte de informação

Vale a pena o contato com associações que representam empresas e técnicos

No mundo todo, o setor de refrigeração conta com diversas associações que representam fabricantes, fornecedores de peças e componentes, empresas de consultoria e profissionais técnicos. Todas elas desenvolvem atividades e produzem materiais técnicos que podem ser úteis para refrigeristas e para profissionais das revendas interessados em atualizar seus conhecimentos e ampliar a sua formação.

No Brasil, a mais conhecida é a Abrava – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento. Além de promover a Febrava, mais importante feira do setor, essa associação tem uma ampla agenda de cursos, tanto sobre temas ligados a vendas, negociação, atendimento e administração, quanto na área técnica. São cursos pagos, mas não é preciso ser associado para se inscrever. Outro importante recurso disponibilizado pela Abrava é o seu Centro de Documentação e Informação (CEDOC), que reúne o maior acervo técnico do setor no Brasil: livros, revistas, apostilas e outros materiais, produzidos no Brasil e no exterior. É preciso apenas agendar horário para consultar o acervo.

Com atuação regional, a Asbrav (Associação Sul-Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação) é bastante atuante no Rio Grande do Sul, onde está sua sede, e também em Santa Catarina e no Paraná. Promove a feira Mercofrio a cada dois anos e também oferece vários cursos técnicos.

Vale a pena conferir também aquilo que oferecem os diversos sindicatos estaduais da indústria de refrigeração, que usam a sigla Sindratar. Embora as opções sejam mais limitadas e muitas atividades sejam restritas aos associados, eles promovem e apoiam cursos em suas regiões e fornecem informações úteis.

Com perfil diferente, a Associação Nacional de Profissionais de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (ANPRAC) reúne engenheiros, técnicos, mecânicos, arquitetos e outros especialistas no setor. É uma associação formada por pessoas e não por empresas, que tem como principais objetivos promover o desenvolvimento profissional e contribuir para a evolução do setor. Para isso, organiza e apoia a realização de cursos e outros eventos, além de disponibilizar diversos materiais técnicos em seu site.

Merece destaque também a ASHRAE, associação de técnicos presente em diversos países, incluindo o Brasil. Workshops e cursos são algumas das atividades que realiza, juntamente com a produção e organização de informações técnicas (a maior parte delas disponíveis em inglês).

Materiais técnicos em outros idiomas também podem ser pesquisados em diversas entidades com sede fora do Brasil. Uma das mais importantes é o International Institute of Refrigeration (IIR), com sede na França. Em seu site, podem ser obtidas diversas informações e publicações com conteúdo confiável.

Inscreva-se em nossa newsletter

Insira seu nome e email nos campos abaixo.