Signatária do acordo desde 2004, companhia demonstra como os resultados alcançados em diversas frentes contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030
• Nos últimos três anos, a empresa reciclou e reinseriu na indústria 20 mil toneladas de materiais;
• Entre 2016 e 2017, houve economia de 48 milhões de litros de água em processos produtivos da Embraco, volume suficiente para o consumo anual de 1.200 pessoas;
• Considerando toda a água consumida, incluindo potável e não potável, 27% foram de reuso. Na unidade Compressores Joinville, índice de reaproveitamento é de 43%.
A Embraco, uma das maiores fabricantes de soluções de refrigeração do mundo, reduziu em 7,28% o consumo de energia elétrica entre os anos de 2016 e 2017 em todas as suas unidades. A empresa também consumiu 7,34% de água potável a menos e reciclou ou coprocessou 87% de todo o lixo gerado globalmente no ano passado.
Estes são alguns dos resultados que contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), parte integrante da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas). A iniciativa, que aborda aspectos ambientais, sociais e econômicos, propõe uma ação mundial coordenada entre a sociedade, setor privado e governos a fim de alcançar os ODS até 2030, melhorando a vida de pessoas em todo o Planeta.
A Embraco entende suas responsabilidades e papel no desenvolvimento sustentável da sociedade e, por isso, desde 2004, é signatária do Pacto Global da ONU, iniciativa que visa mobilizar a comunidade empresarial internacional para a adoção, em suas práticas de negócios, de valores fundamentais e internacionalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.
Os compromissos são colocados em prática por meio de atividades diárias, em todas as áreas. Especificamente sobre os pontos relacionados ao meio ambiente, busca-se constantemente potencializar ao máximo os impactos ambientais positivos em todo o ciclo de vida dos produtos: desde o desenvolvimento de soluções de alta eficiência energética, gestão eficiente das operações e compartilhamento de valor com os diversos públicos da companhia, como clientes, fornecedores e comunidade.
A companhia está comprometida diretamente com pelo menos 11 dos 17 ODS. Confira abaixo os resultados alcançados naqueles que têm relação direta com o meio ambiente. Todos os demais podem ser conferidos em detalhe no relatório “Comunicação de Progresso, Relatório Simplificado de Sustentabilidade”, que a Embraco lançou neste dia 5 de junho. Este relatório também está disponível para consulta e download em seu website – www.embraco.com
ENERGIA – ODS 7: Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos
Eficiência energética é preocupação constante na Embraco, tanto em seus produtos e soluções quanto nas operações. A companhia alia seu conhecimento de quase 50 anos em engenharia, tecnologia e inovação para fazer produtos cada vez mais eficientes energeticamente e com maior capacidade de refrigeração. A tecnologia Fullmotion para compressores, de velocidade variável, capaz de reduzir este consumo em até 45%, é apenas um dos exemplos.
O cuidado com a energia elétrica também passa pela área de Novos Negócios da Embraco, que lançou recentemente o diili, com base na Internet das Coisas (Internet of Things, em inglês IoT), cuja inteligência gerada com a captação de informações geradas pelos aparelhos permite que as marcas de bebidas e alimentos gerenciem melhor seus produtos dentro de freezers e geladeiras presentes nos pontos de venda. A plataforma, que revoluciona a refrigeração comercial, tem o potencial de reduzir em até 15% o consumo de energia do refrigerador.
Já em suas fábricas, a Embraco implementou iniciativas voltadas à eficiência energética, todas com base na metodologia WCM (World Class Manufacturing ou Manufatura de Classe Mundial), resultando na queda de consumo global de energia elétrica (7,28%) nos anos de 2016 e 2017.
Um destaque vem da planta do Brasil, que faz o monitoramento online das linhas de produção por meio de sensores embutidos nas máquinas. Isto contribuiu para uma redução de 15% do consumo de energia elétrica por compressor produzido entre 2015 e 2017.
ÁGUA – ODS 6: Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos
Para ajudar a atingir o ODS 6, a Embraco promove maior eficiência no processo, com ações que vão desde a instalação de redutores de fluxo de vazão em torneiras até a reutilização de água de chuva. Como resultado, no ano passado, conseguiu reduzir em 7,34% o consumo de água potável globalmente.
Para cada compressor produzido, foram utilizados 18 litros de água, dois a menos que em 2016. Na prática, a empresa evitou gastar 48 milhões de litros de água no processo produtivo, o suficiente para o consumo anual de 1.200 pessoas. Considerando toda a água consumida pela empresa, incluindo potável e não potável, 27% foram de reuso. Na unidade de Compressores de Joinville, a eficiência do processo ainda é mais evidente: somente 12,5 litros por compressor produzido em 2017. Já quando o assunto é reuso de água, esse número sobe para 43%.
RESÍDUOS – ODS 12: Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis
Com o intuito de reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reuso, a Embraco pensa primeiro em como evitar e reduzir a geração de resíduos e depois segue a maneira correta de reutilizar, reciclar ou recuperar (5Rs).
A operação Nat. Genius, responsável pela logística reversa de eletroeletrônicos, é um dos principais meios para garantir números positivos para o atingimento de metas ambientais. Só nos últimos três anos, reciclou e reinseriu à indústria 20 mil toneladas de materiais. A operação, que é referência em economia circular pela Fundação Ellen MacArthur, ajuda na melhor destinação e ainda agrega valor aos resíduos. O Nat.Genius, inclusive, levou a Embraco a participar, pela 8ª vez, do ranking das empresas mais sustentáveis do Brasil, na categoria Eletrônica, no Guia Exame de Sustentabilidade 2017.
E, se globalmente, 87% de todo o resíduo gerado foi reciclado ou coprocessado, na unidade Compressores Joinville o índice é ainda maior: 99,8%. A fábrica também zerou o envio de lixo industrial ao aterro em 2015 e a unidade de eletrônicos da China conseguiu zerar em 2016. As outras unidades estão no mesmo caminho.
Tudo isso começa com a separação correta de resíduos na companhia, que aborda o tema desde a ambientação de novos colaboradores, que passam por treinamentos periódicos, até a realização de eventos dedicados ao meio ambiente durante o ano. Todas as linhas produtivas são mapeadas com procedimento próprio de segregação de resíduos, sendo possível tirar um extrato do inventário de cada rejeito.