Com a utilização de R290 em seus freezers comerciais, a Frio Peru SAC alcançou aumento de 40% na capacidade de refrigeração e redução de 28% no consumo de energia de seus clientes do varejo
A fabricante de freezers comerciais Frio Peru SAC, que atua em praticamente todo o território peruano, decidiu aliar eficiência energética e redução dos impactos ambientais com a utilização de compressores Embraco com gás refrigerante natural R290 (propano). A Frio Peru SAC é o primeiro fabricante de refrigeradores comerciais do país a ter 100% da produção usando compressores com refrigerante natural R290. O hidrocarboneto não agride a camada de ozônio e não possui impacto no aquecimento global, além de melhorar a eficiência energética do compressor.
Com a utilização do R290, o sistema alcançou um aumento de aproximadamente 40% na capacidade de refrigeração e uma redução de 28% no consumo de energia para os usuários finais, que são principalmente mercados e minimercados, os quais usam o produto para atividades como congelamento de carnes, fabricação de bolsas de gelo e resfriamento de bebidas. De acordo com Juan Vélez Gauna, gerente geral da Frio Peru SAC, os clientes ficaram extremamente satisfeitos com os novos produtos.
A mudança, aliada a outras estratégias comerciais e de marketing, trouxe um aumento no volume de vendas de mais de 127% de 2018 para 2019. Em 2020, os números ainda não foram fechados mas, mesmo com a pandemia, a empresa já vendeu mais que em 2018.
Planejamento ousado, resultados excelentes
Foi em 2017 que a Frio Peru SAC decidiu por uma mudança radical na produção da companhia: migrar 100% para refrigerantes naturais. “Essa decisão foi motivada pela importância da sustentabilidade, aliada aos ganhos em eficiência que a mudança traria”, explica o gerente geral da Frio Peru. A empresa peruana encontrou na Embraco, que desde 2019 faz parte da Nidec Global Appliance, o portfólio completo e o apoio para o projeto.
Naquele ano, a Frio Peru SAC começou a desenvolver os primeiros protótipos da aplicação com compressores Embraco da família EM2 com R290, acompanhada da assessoria e incentivo dos times de suporte e vendas da marca Embraco, agora parte da Nidec Global Appliance. Os resultados positivos motivaram a empresa a seguir com a meta de ter 100% da produção da companhia equipada com gás natural. Em 2018, a Frio Peru SAC fez um trabalho intenso, em parceria com os profissionais da Embraco, para capacitar seus profissionais, distribuídos nas diversas regiões do país, para que aprendessem a trabalhar com a nova tecnologia. Ao mesmo tempo, ampliou o volume de fabricação dos freezers com refrigerante natural. E desde 2019, 100% da produção é equipada com compressores Embraco com o R290.
O aumento de capacidade de refrigeração, a redução do consumo de energia e o aumento no volume de vendas demonstraram o acerto da decisão, e o feedback dos usuários finais confirmou. Segundo os executivos da Frio Peru SAC o principal benefício observado por seus clientes foi a economia de energia, com maior capacidade de refrigeração. “Recebemos comentários positivos de todas as regiões, o que demonstra claramente que a decisão por compressores com o R290 foi assertiva. Conseguimos garantir mais eficiência no resfriamento dos alimentos e proteger o meio ambiente”, declara Gauna.
“A Nidec Global Appliance considera os refrigerantes naturais as melhores alternativas para reduzir a emissão de gases causadores do aquecimento global e aumentar a eficiência energética. Por isso, a companhia direciona esforços para desenvolver produtos inovadores e sustentáveis com essa tecnologia”, afirma Fábio Venâncio, gerente de Vendas na Nidec Global Appliance, onde é responsável pelo portfólio Embraco para a América Latina.
Tradição no investimento em diferenciais
A Frio Peru SAC começou suas atividades no distrito de Independência, em Lima, capital peruana, em 2006. Teve a inovação presente desde o início de suas atividades, como no lançamento dos freezers coloridos: o Congelador Magicolor, com diversas opções de cores, e o Kolor, com faixas coloridas, além do Glacial, em aço inox.
A companhia também é a única no país a usar o evaporador com tubulação de cobre em “D”, que gera uma melhor transferência de calor e resfriamento mais rápido. Atualmente conta com uma equipe de 25 profissionais e 120 clientes, capacidade de produção de 320 freezers mensais com projeção de aumentar para até 400 no próximo ano.
Sobre refrigerantes naturais
Para saber mais sobre refrigerantes naturais, acesse o webinar fornecido pela Embraco que está disponível no canal da marca no YouTube: em inglês, português e espanhol.