Como lidar com períodos em que os negócios caem?

[gravata]Saiba como se planejar e agir para evitar a redução da demanda ou minimizar seu impacto.[/gravata]

“Diversificar atividades é um caminho, pois a demanda é mais estável na refrigeração comercial”, Cheryl Camargo, Especialista em Estratégia de Vendas.

Os meses mais frios costumam gerar menos demanda para as revendas e os refrigeristas. O mesmo ocorre nos períodos de festas de fim de ano e de férias escolares. Muitos profissionais já perceberam também que existem anos de muito calor e muito frio e outros com diferenças mais suaves, que afetam o comportamento do mercado. Como minimizar os impactos dessas flutuações de demanda?

Primeiramente, diversifique. O mercado de linha branca muda mais ao longo do ano, conforme o clima. Já a linha de refrigeração comercial tem comportamento mais estável. Estabelecimentos comerciais dificilmente adiam o reparo em um equipamento e muitos têm um programa regular de manutenção preventiva. Pequenas montadoras, que compram produtos em revendas, em geral montam seus refrigeradores comerciais antes do verão. O projeto e a instalação de equipamentos e sistemas também ocorrem o ano todo.

Em seguida, é preciso informar-se e planejar. Entenda a relação entre o clima da sua região e a variação da procura por serviços e peças. Contate distribuidores e fabricantes para saber como veem o mercado. Com isso, prepare-se para um “bom inverno”, com estoque menor e com o caixa reforçado.

Lembre-se ainda que sempre há um dilema entre a troca do compressor ou a compra de um novo equipamento. Incentive a troca, com promoções inteligentemente planejadas. Os fabricantes também querem estimular os negócios nesses períodos. É uma oportunidade para revendas fazerem parcerias para divulgar produtos de alta qualidade, com promotores na loja ou palestras.

Mesmo com todas essas medidas, é possível que haja menos movimento. O que fazer então? Algumas dicas podem ser úteis:

  • Invista no treinamento da equipe. Toda a cadeia de refrigeração terá mais condições de dedicar-se a instruir e capacitar: aproveite!
  • Programe as férias de funcionários para esse período;
  • Faça um balanço do que deu certo e do que deu errado no ano anterior, para evitar a repetição de erros e aprimorar os pontos fortes.

Para finalizar, mais uma recomendação: pesquise o que outras pessoas e empresas fazem de positivo. Seguir as melhores práticas é sempre eficaz!

Inscreva-se em nossa newsletter

Insira seu nome e email nos campos abaixo.