Atendimento e pós-venda na prestação de serviços

Para que manter o seu negócio financeiramente estável e estimular o crescimento, é vital que os prestadores de serviço se diferenciem dos seus concorrentes. Ao se destacar no mercado, é possível ganhar novos clientes e fidelizar os atuais. Investir em um bom atendimento é um dos principais fatores para tornar-se uma referência no mercado. Por exemplo, quando um cliente é bem atendido e sente-se especial, ele fica mais propício a fazer compras, aceitar acordos e propostas. Quando o cliente é mal atendido e fica infeliz com a prestação dos serviços, a chance de ele divulgar uma imagem negativa da empresa é alta. Como acertar no atendimento e pós-venda? Confira as nossas dicas práticas e seja uma empresa de destaque no mercado: Atendimento:

  • Informe: Dê o máximo de informações possíveis para o seu cliente, mas seja prático e evite muitos termos técnicos. Isso vai passar segurança e garantir que a coisa certa está sendo feita.
  • Seja verdadeiro: Jamais tente enganar o seu cliente! Fale a verdade e se for necessário, apresente suas falhas. Ele irá valorizar a sua sinceridade!
  • Seja gentil: Mesmo que o seu cliente esteja chateado com alguma situação, mantenha a calma, seja gentil e mostre que você quer resolver o problema.
  • Chegue no horário: Quando marcar um atendimento com um cliente, não se atrase! Saiba que ele pode ter cancelado compromissos para esperar por você. Caso aconteça algum imprevisto, ligue para o cliente com antecedência e o mantenha informado.
  • Dê prazos: Caso você não consiga resolver o problema do seu cliente na hora, dê um prazo de quando isso vai acontecer. Caso não consiga cumprir o prometido, avise com antecedência e proponha uma nova data.
  • Peça sugestões: Ao final do atendimento, você pode pedir a opinião do cliente do que você pode melhorar. Aceite as críticas e sugestões e as avalie. Para tornar esse processo mais fácil, aplique um rápido questionário impresso ou, até mesmo, digital. Para o digital, por exemplo, a ferramenta gratuita Google Formulários permite que você crie questionários e em planilhas agrupe as informações das respostas. Com frequência, analise esses dados e descubra o que você pode melhorar no atendimento e no serviço.

 Pós-venda:

  • Garanta que tudo deu certo: ligue para o seu cliente e pergunte se tudo deu certo com o serviço ou se ele ficou com alguma dúvida. Ofereça um tempo de garantia do serviço, isso fará o cliente sentir-se seguro.
  • Cliente preferencial: é muito mais fácil manter um cliente do que conquistar novos. Portanto, os valorize! Você pode oferecer promoções exclusivas para clientes fieis, sistema de pontuação e bonificação.

Essas são dicas práticas que você pode adotar para o seu negócio. Trace as mudanças que você quer implementar e treine a sua equipe para que ela tenha um padrão de qualidade no atendimento. Seja eficiente, rápido, prático e para sempre lembrado pelos seus clientes!

Ao se destacar no mercado, é possível ganhar novos clientes e fidelizar os atuais. 

Inscreva-se em nossa newsletter

Insira seu nome e email nos campos abaixo.